Palavras de Ultra



 

Carta de um Ultra Wannabe

 Hoje cheguei a casa realizado. E por culpa de uma claque, de seu nome South Side Boys. Sou de Tavira e trabalho em Lisboa, fins de semana incluídos, razão pela qual são raras as deslocações do Farense onde posso acompanhar a equipa. Hoje, pude estar presente, finalmente: meti-me no barco e fui ao Seixal. Cheguei já o Farense ganhava 1-0 e os South Side faziam a festa habitual. Não tive vergonha: pedi bilhete para a bancada visitante, juntei-me a eles e cantei. Cantei a plenos pulmões, porque apesar de não pertencer à claque, já decorei as músicas todas, de tanto as ouvir no São Luís. Aí, na nossa casa, nunca posso ir para aquela bancada, a única bancada onde gostava de estar, porque ainda não sou sócio do Farense e mandam-me sempre para a bancada "visitante". Desterrado para essa zona, canto sozinho, acompanhando os SS desde longe.
Hoje, por 90 minutos, mais descontos, fui um ultra. Sem adereços do Farense, porque o cachecol está em Tavira, e sem grandes conversas, porque sou mesmo assim, só cantei. E aplaudi, claro. E nessa hora e meia, o sentimento de orgulho, de pertença a um clube, a uma cidade, a uma região, encheram-me o corpo e a alma de uma alegria indescritível.
Não sou Farense de berço. Nasci em Faro, como toda a gente no Algarve (ou quase), mas sou de Tavira. O meu pai é benfiquista de coração, nada o liga a Faro e por isso nunca me instigou qualquer sentimento pelo Farense. Cresci com as façanhas do Farense, mas ainda muito jovem o clube hibernou, entrou num estado de coma profundo. O tempo passou, o sentimento de benfiquismo que havia desde criança perpetuou-se... mas eis que o Farense renasceu, e o meu sentimento renasceu com ele. Não sou Farense de berço, mas fui-me tornando Farense de corpo e de alma. Vou aos jogos sempre que posso, estou a evangelizar gente em Tavira e em Lisboa e quero mais, muito mais. E hoje, naquele Caixa Futebol Campus, no Seixal, percebi o que já sabia há muito tempo mas não se tinha ainda manifestado: sou ultra de coração. Ultra Farense. Estar ao lado dos South Side a apoiar o clube é como um vício, uma droga: já passaram horas e horas desde que o jogo acabou e ainda continuo com todas as músicas em loop na cabeça, sem parar. Quero mais disto, quero isto todas as semanas. Para já, sou um ultra wannabe, mas o sentimento, esse já não sai daqui.

Bruno Venâncio- 2014

GRAÇAS A "DEUS" SOU FARENSE!

Nasci no Hospital de Faro no exacto momento que o Farense marcava um golo e ouvia-se o São Luís ao rubro na sala de parto.O médico convenceu os meus pais a fazerem-me sócio,e fui durante muitos anos sem entrar uma vez no estádio. Numa família que não vai muito com o futebol, sem ser os derbies, os pais são do Sporting mas não ligam ao futebol, então o meu avô sportinguista (que saudades avô!) e a minha avó benfiquista doente entraram numa guerra para me tornarem verde, ou vermelho respectivamente... os subornos de uma avó no natal fazem milagres! De repente sou benfiquista ferrenho.
Clubite instalada. Vejo-me a gritar golo, a sofrer, festejar títulos (não muitos felizmente) de um clube que não é o meu.
Ser de um clube grande é FÁCIL! Tema de conversa segunda-feira com quase toda a gente, ir ao café com os amigos despachar minis e ver o 'nosso' clube na televisão.. e assim foi durante largos anos, uma falsa fé, de apoiar cegamente pessoas que nada por mim fazem, que em nada me representam nem à minha cidade. Houve pessoas que me tentavam levar a ver o Farense, mas eu já estava demasiado toldado e arranjava sempre as mesmas desculpas, "os gajos não jogam nada" , "pagar para ver esses coxos? e os bilhetes caríssimos!", sem nunca ter lá posto os pés. Ignorante. Graças a "Deus" (com aspas,porque o nosso caminho
somos nós que o fazemos) um dia já embriagado, perante uma proposta de ir a uma deslocação, aceitei. Tudo fez sentido. Caiu-me a máscara.. mais de 100 Farenses a fazerem quilómetros para irem defender a sua cidade contra tudo e contra todos!
Senti-me estúpido,o que é que eu andei a fazer estes anos todos! O que pensava que era uma paixão, desapareceu dando lugar a um amor eterno! Pensei que fosse da emoção do momento, mas não, ligo a televisão para ver o Benfica e penso "mas quem são estes gajos e o que é que eu tenho a ver com eles?"... NADA! Agora passado uns tempos vejo-me a fazer quilómetros e a gritar não só por um clube mas por uma cidade, pela NOSSA cidade! A ganhar, a perder,na distrital ou na primeira, o que é que isso interessa,estamos lá e cantamos alto e defendemos o que é nosso. Nasci Farense mas ensinaram-me a não sê-lo. Tive o privilégio de me reencontrar, de ser algo que sempre fui e nunca me 'deixaram' ser.. Nasci Farense e vou morrer Farense!
Que todos os Farenses se reencontrem com a sua cidade e o seu clube, como eu, que tive a sorte que isso me acontecesse, e contagiem todos os outros para que o caminho de todos nós seja o mesmo!

DEFENDE O TEU CLUBE,HONRA A TUA CIDADE!
ÉS DE FARO,ÉS FARENSE!

Knox Todo Nu- 2013

ÉS DO FARENSE? FAZ-TE SÓCIO!!

Identidade e coerência. Todos ou quase todos conheceram estas palavras, mas será que conheceram o sentido das mesmas?
Identidade: É o conjunto de caracteres próprios e exclusivos com os quais se podem diferenciar pessoas ou grupos uns dos outros, quer diante do conjunto das diversidades, quer ante seus semelhantes. É o compartilhar de várias ideias e ideais de um determinado grupo.

Coerência: É a relação lógica entre as ideias, pois essas devem se complementar; é o resultado da não contradição.
Clarificados? Espero que sim…Os South Side Boys prestes a fazerem 18 anos de existência, têm uma identidade bastante forte, identidade essa que não teve como base os momentos de sucesso, nem nas mais vitórias, ou nos momentos com o estádio cheio, identidade essa, que foi construída diante de bastantes adversidades, várias repressões, bastantes preconceitos em relação à nossa maneira de estar numa sociedade bastante conservadora e preconceituosa na altura, lutando sempre contra a falsa imagem dos nossos S.S. “South Side”, desde sempre associada a ideais políticos, contra a doença da clubite que fustiga a maioria dos jovens, uma constante desmotivação com o insucesso desportivo e o de estar às portas da falência…enfim, nestes 18 anos tivemos de tudo, Bate-mo-nos com os melhores grupos nacionais, jogámos contra os “Grandes”, fomos à UEFA , descemos de divisão, outra vez e mais uma vez…apoiámos os juniores por não podermos inscrever seniores devido às dividas, desclassificados a meio da época por faltas de comparência estando meia época sem futebol, caímos nos distritais e não abandonámos! Passámos por tudo isto e devido a tal crescemos como ultras e construímos esta nossa identidade que tem como base, a camaradagem, a amizade, o respeito, a devoção, o espírito de sacrifício, a COERÊNCIA! Amamos o nosso clube, o S.C.FARENSE, veneramos a nossa cidade, capital do Algarve, FARO e acreditamos veemente nos nossos ideais e por aquilo que lutamos!
Dentro dos South Side, com uma massa com mais de 200 sócios, encontramos de tudo, os Fanáticos (nos quais eu me incluo), os ultras, os Farenses, os amigos da festa, enfim uns vêem e ficam outros vêem e abalam, mas todos permanecem Farenses de coração, tem tudo a ver com a maneira de estar. Aos que abalaram olho com saudade, mas são os que ficam com que me preocupo, quero que assimilem esta identidade e maneira de estar para que continuemos a crescer com esta sustentabilidade e coerência.
É a esses que ficam, por se identificarem com os nossos ideais e maneira de estar, que nos acompanham nas maratonas a elaborar coreografias noites a fio, ou a despenderem horas do seu tempo para colocar faixas por Faro, os que Domingo após Domingo não falham, seja em casa ou seja Fora, aos que cantam 90 minutos sem parar, é aos South Side Boys, que eu pergunto…são sócios do Farense? Muitos sei que são, mas muitos outros não.
Aos que me vêm com a desculpa económica, eu até compreendo nos dias que enfrentamos, mas não aceito…e para justifica-lo faço comparações com algumas despesas fúteis do nosso dia a dia, sendo que a cota mensal do nosso Clube cifra-se nos 6€, para a pagares bastava-te em cada mês, comprares menos um bloco de senhas na sede, comprar menos dois maços , consumires menos 1 bebida branca na noite, comeres menos um bitoque fora de casa, ires menos uma vez ao cinema, enfim…não aceito.
É uma questão do carácter de cada um e não serem hipócritas na maneira de estar. Para quem defende algo como defende, para quem insistentemente instiga os outros a apoiarem o clube da sua terra e não serem sócios do mesmo, é uma hipocrisia!

Faz-te sócio, ajuda o teu clube a crescer e ajuda os South Side Boys a crescerem e tornarem -se independentes aos 18 anos de idade!

J.Galrito- 2012

CLUBITE


Irrita-me profundamente quando depois de me perguntarem "de que clube és?" ao que respondo obviamente com muito orgulho "sou do Farense", me dizem "Sim... Tá bem... Mas e o outro?"
MAS QUAL OUTRO????
Sou obrigado a ter outro clube? Amor só há um... e o outro nunca se ama...
Infelizmente em Portugal existe uma doença que é a clubite, que é um vírus que se propaga facilmente em mentes fracas. A clubite é uma doença que afecta cerca de 8 em cada 10 portugueses. Caracteriza-se pela seguinte situação: um indivíduo nascer e viver numa determinada cidade portuguesa e ser adepto de um clube de uma outra cidade.
Exemplificando: um jovem nasce em Faro, cresce e vive toda a sua vida em Faro e, no entanto, é adepto do Benfica (ou Sporting, ou até mesmo Porto…) e não do Farense (como deveria ser). Esta doença, a clubite, tem 3 variantes conhecidas: a clubite vermelha, a azul e a verde. A variante com maior incidência no nosso país é a clubite vermelha. Os portadores desta variante vibram por um clube que cresceu à custa de ter sido "levado ao colo" por Salazar durante o Estado Novo, e afirmam ainda ser campeões europeus. A clubite verde tem menos doentes do que a vermelha. O clube do qual são adeptos estes doentes é o clube da classe aristocrata, dos ricos, dos empresários, do Jet7... Por último, a clubite azul (com maior incidência no norte do país) tem como doentes adeptos de um clube que permite que os nossos árbitros conheçam o mundo inteiro, através das suas ofertas de viagens.
Há também casos raros da chamada clubite nacional: em que uma pessoa nasce em Portugal e é adepto da selecção de Itália, por exemplo. 
A clubite é uma doença transmissível de pais para filhos. Isto porque se trata de uma questão de educação. Ora, se o pai e a mãe têm clubite, é quase certo que os filhos também terão. Os doentes de clubite são, na generalidade, pessoas com as seguintes características:
- São comodistas e têm medo de não ser aceites pela sociedade, por isso vão atrás das maiorias.
- Não têm espírito de sacrifício e sofrimento e escolhem sempre o caminho mais fácil, ainda que
seja o menos emocionante.
- Não têm laços de afecto com a sua cidade e aproveitam todas as oportunidades para falar mal
dela, apesar de nada fazerem para a engrandecer.
- Alguns ainda são sócios do clube da sua terra e dizem-no com muito orgulho, mas nada fazem
por ele e apenas vão ao estádio quando o seu "grande" clube lá vai jogar. São pessoas sem uma
identidade vincada e ideologicamente pobres.
Convém referir aqui um ponto. Temo-nos referido aos clubes grandes. E o que são os clubes grandes???
Bem, os clubes grandes são aqueles que têm grandes dívidas, grandes passivos, são grande parte das vezes beneficiados pelos árbitros e, como se não bastasse, são grandiosamente protegidos por toda a comunicação social.
Resta dizer que os portadores desta doença são pessoas tristes. Não vibram com o seu clube. Alguns nunca foram ao estádio do seu clube. São pessoas desapaixonadas do desporto. No entanto pensam exactamente o contrário: que adoram o clube, que vibram com as suas vitórias, etc. Infelizmente vivem na ilusão...
O que eles sentem é clubite! Nós, os sãos, os que vamos ao estádio da nossa cidade, apoiar o nosso clube, nós que amamos a nossa cidade e que rimos e choramos e vibramos com o nosso clube, passamos por momentos que os doentes da clubite jamais passarão. Nós sim sabemos o que é o desporto, a paixão, o convívio! Nós sim sabemos que o nosso clube é o principal representante da cidade que nos acolheu e que é nosso lar! Nós sim sabemos que clube e cidade juntos formam um todo que nós admiramos e retribuímos com afecto a hospitalidade que tiveram ao nos acolher.
Por tudo isto, temos um papel importante a desempenhar: Vamos curar estas pessoas. Vamos tentar
educá-los. Vamos abrir-lhes os olhos! Acabemos com a clubite!

"Em Roma, sê romano!" (Ditado popular)
F. Nuno -2005



ORGULHO


Orgulho é o que sinto do que participei há 13 anos atrás.
Já diziam os xutos "o que foi não volta ser, mesmo que muito se queira..." memoráveis aqueles belos tempos de despreocupação em que a vida se dividia entre a claque e os amigos. Esses tempos áureos, lembrados por quem os viveu como anos de Ouro, em que tudo cheirava a revolução, não à dos cravos, mas das mentalidades jovens, o despontar da tal geração rasca.
Meus pais, perfeitos em muitos aspectos, pecaram pela ausência ao não me incutirem a paixão pelo clube da minha cidade. É assim que tomo contacto com as claques, fora de Faro, ainda antes de alguma vez ter pisado as bancadas do S. Luís. O fascínio por este mundo novo é imediato e estaria destinado a ser, como refere o Fernando e muito bem, mais um a sofrer de clubite, não fossem os planos alterados por um grupo de catraios insaciados de rebeldia. O certo é que ao longo dos anos desenvolvi um amor à causa SS e ao clube, renunciando qualquer vestígio de tentativa que, quando puto me tentaram impingir para ser de  um dos grandes.

Orgulho é o que sinto de ter criado condições para os outros como eu, libertarem-se da banalidade ultra futebolística e puderem afirmar que o seu clube é única e exclusivamente o S.C.Farense e a sua vida os South Side Boys. De ter criado e acompanhado a evolução do espírito ULTRA FARENSE, esse modo de vida tão peculiar, delicado de explicar a quem nunca o sentiu. Temos  um belo passado, não há duvida, mas o passado só pode e deve servir de orgulho e inspiração, motivando para o presente!
O que foi não volta a ser...Pois bem, que o que já foi, tenha sido uma pequena amostra do que está para vir!

P. Castilho -  Maio 2007

1 comentário:

  1. Cast...tás muito forte com as palavras! Bravo amigo! :)

    PORNOLANDIA 97

    ResponderEliminar